Quem sou eu
quarta-feira, 18 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Blog da Professora Tâmara Andreucci, de História, destinado aos seus alunos e demais estudantes, interessados em mais um recurso didático de suporte do seu processo de aprendizagem.
Franklin Lázaro Santos de Oliveira
ResponderExcluirSérie: 8ª
Resumo
Eu entendi que a primeira região de expansão do café foi a região do vale da Paraíba. Primeiro da sua parte da província do Rio de Janeiro, e que depois de 1860 aproximadamente a grande região produtiva de café, se chamava: REGIÃO DO OESTE PAULISTA.
Na verdade o que aconteceu com a produção do café foi um avanço extraordinário, a tal ponto que chegamos há última década que o quadrode exportação do Brasilque o café representou 60% dessas exportações e fez com que o açúcar ficasse em crise.
Uma frase muito comum no Brasil Imperial foi:
"O Brasil é o café, e o café é o negro"
Porque a produção do café era feito pelo trabalho escravo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDayanne souza
ResponderExcluirsérie: 8ª
Resumo
eu entendir que, Na primeira década do século XIX, a cultura cafeeira já havia atingido o Rio de janeiro, começando pelo litoral - Angra dos Reis e Parati -, em direção a São Paulo: Reis Caraguatatuba. Porém, foi no vale do Paraíba que o café prosperou.Como vimos, a estrutura econômica e social do Brasil não havia sido alterada com a emancipação política e continuava, em essência, tão colonial e escravista quanto fora durante o período colonial.Assim aconteceu com o açúcar no passado e agora com o café, em meados do século XIX.Em toda a etapa de gestação, os interesses da produção e do comércio estiveram entrelaçados. A nova classe dirigente formou-se numa luta que se estende em uma frente ampla: aquisição de terras, recrutamento de mão-de-obra, organização e direção da produção, transporte interno, comercialização nos portos, contatos oficiais, interferência na política econômica e financeira”. Com o desenvolvimento da cafeicultura um novo equilíbrio foi estabelecido. Desde 1860, os superávits tornaram-se constantes nas relações comerciais com o exterior, ajustando novamente a economia brasileira ao mercado internacional
"O Brasil é o café, e o café é o negro"
Porque a produção do café era feito pelo trabalho escravo.O Brasil é o café, e o café é o negro"
Porque a produção do café era feito pelo trabalho escravo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJessica
ResponderExcluirEu entendi que no seculo XIX a exportacao de cafe era muito importante,aproximadamente muito importante a producao de cafe nesse seculo porque dava muito dinheiro.O Brasil Imperial era feito de escravo e de imegrate para producao de acucar e de cafe mais os escravo e os imegrate nao ganhavo por isso nao para eles pagar o que eles comer e bebea entao elee nao recebia nada.Por isso a producao de cafe era muito importante nesse seculo XIX.
"O BRASIL E O CAFE, E O CAFE E O NEGRO"
alex ataide dos santos serie:8 resumo. Eu entendi que por volta de 1860 a região produtiva de café passou a ser chamada de região do oeste paulista .na verdade o que aconteceu com a produção de café no brasil foi um avanço. então o sistema escravista comessou a entrar em crise por que a englaterra comessou a se industrialisar e o comercio de es cravos deixou de ser um enteresse dos ingleses.Então eles comessaram a combater e destruir os navios negreiros que transportavam escravos.Epor volta de 1850 o brasil teve de abndonar o tráfico internacional de escravos.
ResponderExcluirELIZEU DA SILVA MASCARENHAS
ResponderExcluir8ª SÉRIE
"EU ENTENDI QUE ESSE VIDEO É MUITO ARGUMENTATIVO.O VIDEO FALA SOBRE TRAFICO
NO BRASIL FALA SOBRE FEIRA DE SANTANA
...
TEM A O PRODUÇÃO QUE CRESEU NA EUROPA,DEPEIS NO BRASIL QUE FOI O PAIS QUE TEVE A MAIOR ESPORTAÇÃO DE CAFÉ.."
TE DOLO PRO XEERO
diana de melo andrade serie:8 resumo. Eu entendi que por volta de 1860 a região produtiva de café passou a ser chamada de região do oeste paulista .na verdade o que aconteceu com a produção de café no brasil foi um avanço. então o sistema escravista comessou a entrar em crise por que a englaterra comessou a se industrialisar e o comercio de es cravos deixou de ser um enteresse dos ingleses.Então eles comessaram a combater e destruir os navios negreiros que transportavam escravos.Epor volta de 1850 o brasil teve de abndonar o tráfico internacional de escravos.
ResponderExcluirJean Santana Menezes Junior
ResponderExcluirSérie: 8ª
Resumo
Eu entendi que a primeira região de espanção de produção do café foi a região do vale da Paraíba. e depois de 1860 a grande região foi chamada região do oeste Paulista.E o que ocorreu com a produção do café foi avanço estraordinário até o ponto que a última década do império, um quadro de esportação do Brasil em que o café representou 60% dessas esportações.
E uma frase muito comum no Brasil foi:
"O Brasil é o café, e o café é o negro"
Porque a produção do café era feito pelo trabalho escravo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNatanny Borges Marques
ResponderExcluirSérie: 8ª
Resumo
Eu entendi que a primeira região de expansão do café foi a região do vale da Paraíba , e que depois de 1860 a grande região produtiva de café, começou a se chamar : Regiao do Oeste Paulista
que aconteceu com a produção do café foi um avanço . O café passou a liderar as exportaçoes , e riqueza obtida com a cafeicultura alem de contribuir para a sua modernização deu estabilidade politica ao país
então o sistema escravista comessou a entrar em crise por que a Inglaterra comessou a se industrializar e o comercio de escravos deixou de ser um enteresse dos ingleses.Então eles comessaram a combater e destruir os navios negreiros que transportavam escravos. E por volta de 1850 o Brasil teve que abandonar o tráfico internacional de escravos.
"O BRASIL E O CAFE, E O CAFE E O NEGRO
Eu entendi que a primeira região de expansão do café foi a região do vale da Paraíba , e que depois de 1860 a grande região produtiva de café, começou a se chamar : Regiao do oeste paulista.a cultura cafeeira já havia atingido o Rio de janeiro, começando pelo litoral - Angra dos Reis e Parati -, em direção a São Paulo: Reis Caraguatatuba. Porém, foi no vale do Paraíba que o café prosperou.Como vimos, a estrutura econômica e social do Brasil não havia sido alterada com a emancipação política e continuava, em essência, tão colonial e escravista quanto fora durante o período colonial.o café foi um grande avanço no brasil.os escravos sefreram ,muito até que a princesa entregou a carta de alforria que liberou os escravos da cafeicultura porque eles faziam a plantação, cultivavam;e ajudavam no transporte.
ResponderExcluirmallon moreira santos
eduardo froés da motta
Série: 8ª
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCamila Teixeira Magalhães
ResponderExcluirSérie: 8ª
Resumo
Eu entendi que o café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína — geralmente 80 a 140 mg para cada 207 mL dependendo do método de preparação.
Em alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda commodity mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo. Este dado estatístico ainda é amplamente citado, mas tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido a queda do preço do café durante a crise do produto na década de 1990, reduzindo o valor total de suas exportações. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, atrás de culturas como trigo, milho e soja.